Em 2022 apareceram os primeiros trailers de um jogo ambicioso que prometia implementar múltiplas mecânicas no estilo 2D, transportando o melhor do rpg de ação para o estilo plataforma com toques de metroidvania. Infelizmete as as complicações devido a guerra entre Ucrânia e Rússia e outras financeiras com os Estúdios da Kickstarter, fizeram com que o game Meifumado sofresse atrasos e dificuldades de foco que o projeto merecia.
Mesmo com esses desafios, os desenvolvedores ainda atuantes no projeto decidiram lançar o game para a comunidade em meio a tantas dificuldades, entregando um produto que surpreende pelo capricho em diversos detalhes com uma excelente direção em pixel art e alto nível de dificuldade que você precisa conhecer.
HISTÓRIA
Meifumado se passa em um futuro pós-apocalíptico ambientado no japão, onde restam apenas ruínas de um mundo que antes conhecíamos. Nesse ambiente de caos e ausência de esperança é que o protagonista desperta de seu sono e é informado pelo seu mestre de que para por um fim na era de escuridão, shogun deveria morrer.
Com um enredo aparentemente simples, a forma em que essa história se conecta com os diálogos que se apresentam vão montando um quebra-cabeça que se juntam com com todos os demais elementos presentes.
JOGABILIDADE
Para quem jogou Blasphemous ou Slain, veremos que a Old Bit Studio se dedicou em trazer algo rico e que surpreendesse os jogadores mesmo sendo feito em 2D, e o resultado que temos é algo magnífico.
O jogo busca implementar inúmeras possibilidades de combate, seja com o uso de espadas ou outros acessórios que aumentam ainda mais a riqueza da obra.
A fluidez como cada movimento acontece é algo que se destaca e varia entre cada combate. É preciso entender o tempo de ataque dos inimigos para poder conseguir uma abertura para quebrar a defesa ou contra-atacar com um ataque único. Os golpes se apresentam de forma simples como ataques normais ou fortes, ou potencializados com o uso de mana com variações distintas, dando a possibilidade de atacarmúltiplos imimigos a sua volta, chutar ou efetuar um único ataque que arranque completamente a barra de vida dos inimigos.
Isso se complementa com o sistema de defesa que pode bloquear ataques altos e baixos, ou rebater objetos lançados como flechas, kunais ou qualquer outro que sejam lançados contra o jogador. Para os amantes de contra-golpes, poderá eliminar os inimigos acertando o movimento uma ou duas vezes para causar dano crítico.
Para complementar a dinâmica do combate, o jogador poderá fazer uso de outros acessórios conforme a sua estratégia, como o uso shurikens ou kuinais, ou de outros mais agressivos como explosivos por exemplo. Para ataques à distância, poderá também fazer uso do arco e flecha que podem ser bem úteis em certos cenários.
Além dos acessórios de combate, o jogador também poderá ter acesso à diversos itens que são coletados em baús ou nos corpos derrotados. Além de armas ou armaduras, também é possível coletar itens para recuperação de vida que se dividem conforme os atributos de recuperação. Alguns, recuperam um pequeno percentual e outros, recuperam um percentual maior de vida e mana.
Sejam itens de combate ou de recuperação de vida, podem ser equipados na guia de acesso rápida que comportam até cinco itens diferentes.
Toda essa mecânica trabalha em conjunto com um sistema de 3 barras (sendo um medidor de vida, fôlego e mana), que consegue manter uma interface limpa durante toda a gameplay.
MECÂNICA E CENÁRIO
Caso o jogador se encontre perdido em algum momento, o jogo possui um sistema de mapa bem familiar aos jogadores que estão familiarizados com o estilo Metroidvania, que marcam as entradas de cada local, ou pontos de salvamento por exemplo.
Haverá cenários com múltiplas entradas, e que podem ser um desafio para quem não está habituado ao gênero, mas que podem ser superados com atenção e uma boa dose de paciência.
EFEITOS VISUAIS
Quando observamos os detalhes presentes em Meifumado, podemos dizer que a direção de arte consegue transmitir exatamente o que se propõe. Uma atmosfera cinzenta, sem vida e melancólica que representam um mundo devastado, se combinam com cada elemento que vemos na tela. As construções em ruínas, efeitos de luz e partículas na colisão entre as lâminas, os efeitos sonoros de cada evento que ocorre na tela e a fluidez durante cada confronto, nos surpreendem com sua ruqueza de detalhes.
Isso se complementa com a trilha sonora que aumenta ainda mais essa imersão, tornando a obra digna de ser conhecida pela comunidade.
PONTOS NEGATIVOS
Mesmo que Meifumado seja uma joia-rara em meio a tantos jogos da atualidade, existem alguns pontos que decepcionam e que precisam ser avaliados de forma racional.
Desde 2022, os apoiadores não tiveram nenhum feedback dos desenvolvedores, o que nos deu a entender que o projeto havia morrido, mas a grande verdade é que desde que iniciou-se a guerra na ucrânia, por estarem situAdos na Biellorrúsia, os desenvolvedores sofreram embargos e dificuldades de receber não somente o repasse da empresa, mas também de continuarem o desenvolvimento do projeto.
Sendo assim, os poucos que ainda permaneceram no projeto decidiram seguir confiantes e trabalhando + de 12 horas por dia, e acreditam que sua obra tem grande potencial para ser um sucesso.
Como consequência, o que temos em mãos é um game com problemas visíveis como a sua duração por exemplo, onde o game pode ser finalizado entre duas ou três horas de duração para aqueles que já entenderam a mecânica e conseguiram passar de primeira de cada cenário, mas para a grande maioira, pode ter uma duração em média de 5 a 6 horas por conta da alta dificuldade.
Isso pode ser combinado a impossibilidade do jogador configurar manualmente os comandos para ter uma melhor jogabilidade, o que acaba gerando uma certa dificuldade durante os combates. Para se ter idéia, trocar itens pelo analógico direito ou acessar armas, pode torná-la ainda mais difícil, como também o uso da mira pelo analógico esquerdo. De todo, não é bem um problema, mas que pode ser melhorada para uma melhor fluidez.
Outro ponto que pode ser considerado um dos mais incômodos são os fechamentos inesperados do jogo que acontecem ao usar itens de recuperação de vida, voltar em determinadas áreas do mapa ou esquivar de certos elementos durante o confronto contra um dos chefes é algo que ocasionar inúmeros fechamentos e que acaba vencendo o jogador pelo cansaço.
Outro item adicionado a lista de problemas é visto ao acessar o mapa do jogo, onde basta mover o analógico para qualquer direção e verá o mapa simplesmente se distorcer sem nenuma explicação óbvia.
Algo que pode passar despercebido é que todos os itens coletados como armaduras, armas ou outos itens são acumuláveis e não podem ser comercializados com nenhum vendedor ao longo do jogo.
Se olharmos todos esses pontos ao assistirmos o trailer divulgado pela Kickstarter lá em 2022, chegaremos a conclusão de que estamos jogando uma versão inacabada de Meifumado, não somente pelo que vemos, mas também pelas pontas soltas que temos ao longo do game.
Afinal, o que ocorreu para fazer com que o jogo chegasse a esse ponto? Ou quem é realmente o nosso personagem? Onde estão os elementos completos de Metroidvania, diálogos entre personagens com escolhas de respostas, ou a profundidade para entender realmente o que é dito pelos personagens ao longo do jogo? Cadê a mecânica de criação, exploração e múltiplos finais? Realmente é algo que não temos essa resposta no momento.
CONCLUSÃO
Meifumado é um jogo altamente promissor, que conseguiu implementar uma excelente mecânica para o estilo que se apresenta. Com uma jogabilidade rica e uma animação impecável, é um jogo que veio ao público em meio aos efeitos de uma guerra, que quase encerrou por completo o projeto. Mesmo estando repleto de problemas que acabam trazendo uma imagem negativa, podem ser solucionados com novas atualizações.
Considerando outros projetos que já vimos no mercado, a melhor opção seria lançá-lo como acesso antecipado, mas não foi isso que aconteceu.
Sendo assim, podemos dizer racionalmente que Meifumado é uma obra promissora e que precisa fortemente do apoio da comunidade para atingir o patamar que todo jogador espera, e quando a versão acabada der as caras, ele ser avaliado como realmente merece.