O jogo base foi lançado exclusivamente para PS4 em 2020, produzido pela Sucker Punch e publicado pela Sony Interactive Entertainment. Em 2024 ele recebeu um relançamento, agora no mundo dos computadores, com uma versão completa e repaginada com modo online e DLC.
Ghost of Tsushima faz um excelente papel como um jogo de ação e aventura, single-player. Focado em sua história envolvente, que se passa no final do século XIII, o jogador controla Jin Sakai e combate a invasão dos mongóis na ilha de Tsushima.
Mecânicas
As mecânicas de jogo principais são focadas em combate, furtividade e movimentação e possuem animações com bastante detalhamento tanto no manusear da espada quanto ao se pendurar nos penhascos.
Ao empunhar a espada o jogador enfrenta combates muito imersivos e fluidos, os movimentos e posturas ajudam a enfrentar inimigos das formas mais variadas e junto dos itens arremessáveis e arco causam combos muito satisfatórios de presenciar.
Aparar e esquivar são mecânicas recompensadoras que, quando dominadas, conferem um tom de Soulslike ao combate em dificuldades mais altas. Aparar ataques gera vantagens no combate, isso se apresenta ainda mais eficaz em duelos ondo o jogador enfrenta outro espadachim dentro de uma arena delimitada, algo recorrente durante a história e presente em várias missões secundarias que dá um aspecto diferente para a gameplay de combate normalmente utilizada.
Muitos dos chefes que Jin enfrenta são repetitivos, com exceção dos principais personagens da história, isso acaba prejudicando parcialmente a experiência de combate do jogador tendo combates que se tornam gradualmente mais difíceis apenas pelo aumento de vida dos inimigos.
Exploração
Se cansou de enfrentar mongóis e dominar assentamentos? Agora vem a hora de explorar o rico mapa da ilha com seu fiel cavalo. Os objetivos secundários espalhados pelo mapa levam o jogador a passar boa parte do seu tempo conquistando amuletos, bandeiras, bandanas, espadas, aumentando a vida e determinação (nome dado a barra de especial de Jin) para se tornar o fantasma de Tsushima.
Durante a exploração é possível encontrar santuários de Inari representados pelas raposas (Pensou que poderia fazer um carinho nelas? Pode sim), poderá escrever poemas a beira de lindas paisagens nos pontos de haiku, descansar nas termas que aumentam a vida de Jin ou treinar a habilidade com a espada nos estandes de bambu.
Os incentivos para explorar o mapa são inúmeros, a cada mudança no horizonte uma série de novas descobertas, assim deixando as descobertas mais naturais e mostrando como se faz um level design de qualidade em jogo de mundo aberto. Longe de ser cansativo, conseguindo entregar uma sensação de sempre estar escondendo algo logo a frente, instigando a avançar, a investigar.
Dentro desse mapa existem paisagens exuberantes e coloridas, mas também paisagens frias e tristes onde se tira o maior proveito do modo foto nessa versão melhorada para PC.
Conteúdo Adicional
A versão Director’s Cut inclui o modo Lendas, modo multiplayer online, que pode ser acessado pelo menu ou pelos diversos contistas de lendas espalhados por Tsushima. Dentro dele existe a possibilidade de jogar com quatro classes diferentes, cada uma com suas especialidades. Junto de jogadores aleatórios ou com seus amigos é possível fazer uma campanha alternativa exclusiva do modo lendas. O modo Lendas oferece outros modos de jogo, mas a falta de jogadores e a qualidade da experiência podem ser limitantes.
A ilha de Iki além de ser uma DLC muito bem-vinda ao jogo seja pelos novos inimigos ou pela história que expande uma parte importante da vida de Jin. A melhor parte desse conteúdo certamente é contar uma história diretamente ligada a linha principal sem fazer o jogador sentir que foi algo retirado do jogo principal e vendido separadamente. Os conteúdos presentes na ilha de Iki acrescentam mecânicas novas, novas classes e níveis de inimigos, novos colecionáveis muito memoráveis e um chefe final cheio de personalidade que faz toda essa jornada valer a pena, conseguindo sustentar o peso dessa DLC nas costas.
Conclusão
Ghost of Tsushima é uma experiencia completa como jogo de ação e aventura, promete muito e entrega ainda mais na edição Director’s Cut. O jogo se destaca como um dos melhores exemplos de narrativa single-player, possui aspectos de Zelda com outros de Soulslike e entrega uma história realista ao mesmo tempo que mística que gera uma tremenda imersão no jogo e na época que ele se passa.